sábado, 20 de março de 2010

Dream Theater em São Paulo, 19/03/2010



estou triste de estar escrevendo essas linhas mas após o show de ontem...bom, desde o começo do universo a critica que todos fazem ao dream theater é a mesma. muito virtuossismo, pouco felling, e até ontem a tarde eu estaria feliz em xingar de filho da puta qualquer um que dissesse isso, mas após ver o show no credicard hall é com muita tristeza que faço dessas palavras minhas.CADE A MUSICA? o show parecia um circo, as musicas, não tem mais o felling progressivo pesadão, viraram puro exibicionismo. acho que tiveram uns 6 solos diferentes, what happened? bom, o show começou com duas musicas do cd novo, bem ruim por sinal, a nightmare to remember e a rite of passage, a primeira é totalmente descartavel, sem estrutura, uma sequencia de solos e quebras de tempo que não acrescentam nada. a rite of passage é mais legal , tem um riff que lembra a home e uns solos zappanianos divertidos, mas mais uma vez fiquei com a impressão de o petrucci apenas estar tocando escalas e exercicios,numa velocidade absurda, mas...após elas rolou o primeiro solo do petrucci, nada contra os homosexuais, nesse blog não tem preconceito, mas foi gay pra caralho PQP!!entrando direto na hollow years, musica legalzinha do falling into infinity, mas mais uma vez eles perderam a linha e cairam em mais um solo, interminavelmente cansativo do petrucci. nesse momento eu já estava meio "anestesiado" então não lembro direito se foi nesse solo que o ruddess começou a tocar seu i-phone, isso sim foi um tezão, pelo o que eu entendi ele entrou em contato com a apple e desenvolveu um software que simula o continnnum no i phone,alem disso, no telão era projetado um desenho no estilo daquelas animações que passavam na octavarium o qual simulava os movimentos e seguia os toques do rudess no teclado, foi absurdo, um lampejo da criatividade que eles tinham.proxima musica, profets of war, uma discoprogmusic, foi legal, deu pra dançar um pouco e se divertir, mas novamente, solo, de teclado dessa vez eu acho, chato, e mais uma musica do cd novo, wither, foi ai que eu percebi que tem algo de errado com o dream theater. quando você olha o telão, e tem um elefante pintando um quadro de flores num por do sol com uma iluminação rosa no palco, num show de metal. algo não esta indo bem. por falar nisso, essa é outra critica minha, durante todo o show tiveram animações no telão e pra todo mundo que eu olhava, ja que estava atras e era dificil ver o palco, estava mais de olho nas animações do que na banda em si. bom. sei la. quando acabou a wither, e os sinos descompassados começaram a tocar junto com chocalhos, entrei em extase!!! The dance of eternity! é ai que você ve como o dream theater se perdeu com o passar dos anos, musica quebradissima, milhões de riffs, diferentes texturas pesadona, mas todo mundo tava acompanhando, se mexendo, dançando tentando acompanhar a bateria[ e que bateria! puta o portnoy é o unico que não pode ser alvo de criticas, toca muito!! destaque da banda e do show!]batendo as palmas e isso só ocoreu nessa musica, durante as outras, parecia que estava numa video aula, todo mundo parado vendo eles fritarem. outra surpresa boa foi eles darem continuidade e tocarem em seguida one last time e the spirit carries on, infelismente não acabaram o scenes com finaly free, mas eu ja vi mesmo...melhor ainda foi ouvir pull metropolis, o meddley com pull me under e metropolis, na verdade seria bem melhor ouvir as duas mas, não se pode querer tudo na vida.nem vale a pena comentar sobre a count of toscany a musica que fechou o show.
eu sou fãzaço de dt, é uma banda que eu amo e respeit(ava)o muito, mas não da mais tezão ir num show deles, no final, a impressão que ficou foi a de que eles estão se preocupando mais em fritar(não acredito) do que tocar algo complicadamente lindo. beijos abraços e meus pessames!

2 comentários:

  1. pq voce nao posta um cd seu animal???

    ResponderExcluir
  2. eu discordo, pelo menos no show do rio a performance foi admirável, inclusive esses meus amigos, assim como os seus, que disseram que dream theater não tinha feeling, mudaram a chacota para "foi o unico show que vi até hoje que o dt tava com presença".

    olliver.moura@hotmail.com

    ResponderExcluir