segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

tool - aenema

I choose to live and to
Grow, take and give and to
Move, learn and love and to
Cry, kill and die and to
Be paranoid and to
Lie, hate and fear and to
Do what it takes to move through.





apesar do nosso blog se chamar elefante psicodélico, notei que não temos nenhum som peso pesado aqui, dessa forma o post de hoje é dedicado a uma banda que vai muito além dos estereótipos nos quais o heavy rock é construído.

"Tool is exactly what it sounds like: It's a big dick. It's a wrench.... we are... your tool; use us as a catalyst in your process of finding out whatever it is you need to find out, or whatever it is you're trying to achieve."

nascida no começo dos 90 em los angeles, california. seu som é único. caracteriza-se pelas influencias de musica indiana, que aparece com freqüência nas linhas de bateria e tabla de danny carrey, pelo baixo sólido e com muito groove de justin chancellor, pelas guitarras minimalistas de adan jones e pela incrível e inconfundível voz de maynard james keenan.
a banda toca em assuntos como a sexualidade humana, espiritualidade, a psicologia de carl gustav jung, uso de drogas e a Estupidez da sociedade americana com letras metafóricas bem elaboradas por keenan.
lançado em 1996, aenema é a junção do termo anima, as características femininas subjacentes a psique masculina, e a palavra inglesa enema que significa limpeza anal. o cd é o segundo da pequena discografia da banda, são 4 álbuns de estúdio lançados em uma média de 5 anos entre eles. é observável a evolução do som entre os dois primeiros lançamentos. se o primeiro disco prezava mais pelo peso e por um som mais cru, em aenema a banda consegue mostra um lado mais experimental/progressivo, o peso ainda está lá, mas como uma ferramenta que propicia um maior volume de som e não como um fim em si.
não vou comentar as faixas porque é interessante escutar o cd com um ouvido virgem, puro, sem préconcepções. tirem suas próprias conclusões sobre o som.
outro fator diferencial da banda é a qualidade estética de seus clipes. adan jones trabalhou muito tempo na indústria hollywoodiana como escultor e criador de efeitos especiais. os clipes geralmente são criados por ele em parceria com grandes artistas plásticos como, por exemplo, alex grey, e são pequenas obras primas. a grande maioria deles aborda o tema das canções de forma surreal.
. eles são muito bem produzidos, filmados, editados e o cuidado com o trato das imagens produz um resultado impressionante. vale muito a pena de conferir.
vou deixar aqui o clip de stinkfist.

enfim, essa é uma banda que pode quebrar alguns préconceitos que você, caro leitor, possa ter com um som mais pesado, ou não. talvez o estranhamento à primeira escuta cause maior afastamento, mas não importa...sonzera da pesada!

LINK----->

Nenhum comentário:

Postar um comentário