quarta-feira, 12 de agosto de 2009

The Raconteurs - Live at Glastonbury Festival 2008


Opa, cá estou para trazer mais um bootleg, dessa vez me atrevo a postar algo bem recente, uma banda com todos os músicos vivos, The Raconteurs, vamos dizer que Jack White é meio morto-vivo, mas ninguém dúvida que ele toca como os mortos que passaram por aqui três/quatro décadas atrás. E ainda aproveita da tecnologia disponível hoje nas distorções. A estrela da banda The White Stripes se juntou com músicos que também já tinham carreira, e por isso foram chamados de "supergroup"(bandas formadas por músicos tops de outras bandas), assim como o Cream um dia foi, mas eles mesmos negaram ser o tipo de formação, principalmente por que a maioria dos "supergroups" não dura muito tempo e eles pretendem durar.
Esse festival que leva o nome da cidade que o sediou, Glastonbury na Inglaterra, rolou em junho de 2008 e contou com muitas bandas, o que interessa pra gente aqui é a turma do Jack White, Neil Young, Kings of Leon, Buddy Guy e acho que só, pelo que eu vi na lineup no site(http://www.bbc.co.uk/glastonbury/) me perdoem se eu não vi alguma outra banda boa, mas tem muitos ali que eu desconheço até então.
Um festival que não tem o espírito de um Woodstock ou de um Monterey Pop, mas dá pra ver que muita gente esteve lá, tudo muito bonito, colorido, elegante e plástico, é bem verdade que os produtores começaram a investir forte nesses festivais de uns tempos pra cá, até no Brasil, lembro que alguma mídia soltou a frase "A era dos festivais!", só podem estar de brincadeira né? Essa era já foi, mas beleza, é o que dizem os sociólogos, o mundo hippie foi incorporado na cultura capitalista, e virou produto. O que me interessa é, quando que a gente vai derruba os muros dos festivais denovo? Quem sabe nunca, ou quando as bandas forem boas o suficiente pra valer o crime, quando o público parar de aceitar cultura produzida e descartável e os artistas estiverem mais comprometidos com a música... vai sabê!
(Palco Pirâmide em Glastonbury, 2008)

Agora deixando de lado meu saudosismo, vamos falar de música, esse show é muito bom, nenhum dos músicos deixa a desejar nessa banda, Patrick Keller(da banda The Greenhornes) na bateria, acompanha tudo com agressividade e viradas impressionantes, Jack Lawrence(das bandas The Greenhornes, Blanche e The Dead Weather) toca excelentes linhas de baixo com improviso e variações nas versões ao vivo, Brendan Benson(teve carreira solo) faz uma voz em contraste com a voz macabra do White, mantém as bases marcantes na guitarra e solos em diálogo com Jack White(The White Stripes e The Dead Wheather) que fecha com chave de ouro como guitarrista principal. Pelo que eu vi White e Benson já são amigos de longa data, escreveram juntos o hit "Steady as She Goes" e resolveram formar uma banda. No show também tem a presença de alguém fritando no teclado, que eu não sei quem é, nos CDs de estúdio eles mesmos fazem essa parte.
Do setlist vamos falar que todas as faixas carregam um ar psicodélico misturado com um certo tom agressivo e ainda com o toque de sempre do Jack White, que faz das letras histórias de uma pessoa um tanto deslocada no mundo, "in the right place at the wrong time? That's how I feel everyday" como ele disse no show do "White Stripes Under Blackpool Lights" depois de citar que os Beatles haviam tocado lá.
"Consoler of The Lonely" abre o show, na sequência, "Hold Up", duas músicas um tanto pesadas, depois "Level"(do primeiro álbum), umas das mais psicodélicas e das minhas favoritas, em seguida "Richie Kid Blues" umas das mais bem trabalhadas, depois "Steady as She Goes" de uma maneira muito superior a versão de estúdio e com um medley que leva até "Many Shades of Blacks", uma mais calma, mas não tão calma. E depois "Broken Boy Soldier" outra muito psicodélica e também entre as minhas favoritas, sinceramente eles chegam no ápice do show nessa música, por um momento essa faixa me lembrou da interação entre dos instrumentos em "Won't Get Fooled Again" do The Who! "Salute Your Solution" o primeiro single, vem com linhas de baixo marcantes e um solo no piano, e apesar desses instrumentos, lembra bastante as músicas do White Stripes.
O que eu tenho em mp3 é isso, mas rolaram outras músicas que eu não consegui encontrar ainda, mas dá pra ver no tube, o show era um arquivo só, eu mesmo recortei em faixas e estou postando aqui em primeira mão, repare que eu não teria esse trabalho por qualquer showzinho. Agradecimentos ao Diegão que forneceu software para que isso fosse possível, esse post é dedicado a ele, a minha grande amiga Livea que curte a banda e ao Piruzão que faz aniversário amanhã! Parabéns Piru!

Download MediaFire
Download 4shared
Download Rapidshare

Setlist:
1. Consoler Of The Lonely
2. Hold Up
3. Level
4. Rich Kids Blues
5. Steady, as She Goes/Many Shades of Black
6. Broken Boy Soldier
7. Salute Your Solution

(Brendan Benson e Jack White)

3 comentários:

  1. O tecladista que toca nos shows é Dean Fertita. Já foi integrante do Queens of the Stone Age (não sei se ainda é, mas está tocando guitarra no Dead Weather atualmente). Também já foi lider da banda The Waxwings (guitarra e vocal). Ele também toca violino nos shows, na música "Old Enough". Postarei um link com uma versão desta realizada com Ricky Skaggs e Ashley Monroe:

    http://www.youtube.com/watch?v=v4QbEcVVBHM

    ResponderExcluir