terça-feira, 4 de maio de 2010

Pink Floyd - First Australian Show (1971)

Hey musical people!! Venho dessa vez para postar um bootleg do Pink Floyd! ..Estava eu revendo os posts do blog e reparei que eu ainda não fiz nenhum post do Pink Floyd, e isso é um pecado insano! Pois para mim Floyd é simplesmente a melhor banda que já tocou neste planeta. Impecáveis e incomparáveis.

Então para acabar com esse meu “erro”, apresento a vocês um disco que achei, totalmente por acaso, escondido numa galeria de música ali em Buenos Aires. Nele contém a gravação do primeiro show do Pink Floyd na Austrália, em 1971. O Floyd estava na estrada e havia acabado de fazer 3 shows no Japão, em Hakone e Osaka. Depois eles embarcaram em direção à Austrália para uma tour de apenas duas datas. Era a primeira visita deles no país e continuaria sendo até Janeiro de 1988, quando eles voltariam pra ficar um mês inteiro durante a “Momentary Lapse Tour”. O bootleg contém o show da primeira noite, o segundo show foi no dia seguinte ao ar livre, no Sydney Racetrack a 1 da matina em pleno inverno australiano (Nick Mason lembra que precisou tocar de luvas).

O show começa com “Atom Heart Mother” numa versão tocada sem metais e coral (na época era muito caro para a banda cair na estrada com mais 30 pessoas) e com 8 minutos a menos da versão de estúdio, mas mesmo assim a banda faz um som transcendental, estavam bastante inspirados e tocam com agressividade para compensar a falta da atmosfera criada por um coral. Imenso destaque para os teclados do gênio Richard Wright, que a partir dos 12 minutos toma conta da música! Em seguida Waters anuncia “Green Is The Colour” emendada com “Careful With That Axe, Eugene”. Iniciam a “Green Is The Colour” suavemente para criar aquele “momento verde” do show e dar uma leve acalmada, porque depois dela, meu amigo, a psicodelia e fritação ira reinar até o fim! E como adoramos ela, que comece novamente; em alto nível e com viajantes 11 minutos de “Careful With That Axe, Eugene” sendo tocada espetacularmente pelos mestres! Mas a loucura estava apenas começando pois logo na seqüencia eles entram com a versão mais psicodélica que eu já ouvi de “Set The Controls For The Heart Of The Sun” com absurdos e intensos 13 minutos de duração onde novamente o destaque fica para Richard Wright, impressionante a inspiração que estava nesse dia!

Então se percebe um leve intervalo da banda para se concentrarem no backstage e voltarem ao palco tocando a versão ainda não oficial de “Echoes”! A versão que eles tocaram ao vivo pela primeira vez la em Norwich, na Inglaterra, apenas 4 meses antes mas com o nome provisório de “Return Of The Son Of Nothing” (sorte que mudaram esse nome!) e que só haviam tocado umas 12 vezes antes desta que vocês vão presenciar, e reparar como as letras eram bem diferentes.Deve ser impossível dizer qual é a melhor música do Floyd pois isso envolve diveerssos fatores como: o dia em que você esta ouvindo, como você esta ouvindo, com quem você esta ouvindo, entre outros técnicos e tudo mais. Mas a “Echoes” posso afirmar que está la em cima deste topo mutável. Isso por ser uma música que tem a habilidade de criar ambientes e momentos que sempre vão te fascinar e surpreender pela sua extrema qualidade (claro) e por conter um grande número de ótimas idéias, suficiente para umas 5 ou 6 músicas. E para fechar ,eles tocam uma versão interessante de “Cymbaline”, pelo fato de ter uns 2 minutos de sons bem bizarros la pelos 6 minutos e pouco de música fazendo ela ficar mais psicodélica do que ja é!

E assim termina o primeiro show do Pink Floyd na Austrália, um show que deve ter sido absurdamente inesquecível para quem presenciou e bastante memorável para quem baixar ele aqui no Elefante Psicodélico! Mas já aviso agora que este bootleg comete o pecado de não ter a melhor das qualidades de áudio (lógico), por ser uma gravação “tão velha” e rara tem partes que você consegue ouvir até alguns comentários que os felizardos australianos faziam enquanto piravam na atmosfera Floydiana! Então boa viagem e até o próximo post, que prometo ser de extrema qualidade Sonora novamente! Au revoir, fou!



Qualidade Musical: Floyd (10,0)
Grau de Loucura: Floydiano (10,0)
Qualidade de Áudio: 7,77 (mas reproduzido a 320kbps)


4 comentários:

  1. Como eu sempre digo: como morrer vou levar "Echoes" para Deus ouvir. ahiuahiuhaiuhaiu E ele vai curtir e me chamar pra entrar.

    ResponderExcluir
  2. nao seria quando morrer? Eu vou levar a discografia do floyd! E unas outras cositas mas! Dai ele vai me chamar pra entrar!

    ResponderExcluir
  3. deus não existe.

    mas pqp! showzão!!

    ResponderExcluir
  4. deus nao existe kkkkkkk essa foi foda

    ResponderExcluir