sábado, 18 de julho de 2009

Zappa / Mothers : Roxy & Elsewhere

"Jeff Simmons tries to corrupt Napoleon Murphy Brock by showing him a lewd dance and suggesting that he'd smoke a high-school diploma...
Hey! Wait a minute!"

Boa tarde/noite/dia finalmente resolvi sair do meu ócio nem um pouco criativo sacudir as baganas e postar algo aqui.
Para começar com o pé direito nada melhor do que um cd do maior bigodudo da historia do rock, mr. Frank Zappa.
Para quem não esta acostumado com a obra de Frank Zappa a primeira audição desse cd pode ser um pouco estranha, os compassos quebrados, ruídos estranhos, letras irônicas e a complexidade das musicas não são fáceis de serem digeridas ao ouvido virgem, mas após algum tempo se consegue entender o porquê desse ser o melhor álbum dos Mothers.
O álbum começa com Penguins in Bondage, nas palavras de Zappa: “...uma musica que lida com a possível variação no tema, bom vocês sabem qual é o tema, e as variações que incluem as manobras que podem ser executadas com ajuda de extra terrestres e aparelhos que podem ou não ser fornecidos nas lojas de departamentos ou talvez nas drogarias ou pelo menos nos shoppings que são anunciados nas capas das revistas da imprensa livre. Essa musica sugere ao ouvinte facilmente sugestível que se você quiser fazer alguma coisa diferente do que você tinha em mente antes de tirar as roupas, e por acaso tiver alguns aparelhos por perto é totalmente ok! hey....what you say??"
A segunda musica é Pygmy Twylyte e começa com um groove nada normal muito bem executado pela banda caindo na 3 musica do cd: Dummy Up, uma viagem teatral repleta de ironia onde Napoleon Murphy Brock é convidado a fumar um diploma universitário [?]
Village of The Sun, é talvez a única musica “seria” que Zappa fez em toda sua carreira. Fala sobre sua infância nesse lugar onde se costumava criar perus.
As próximas 2 musicas são instrumentais e mostram toda criatividade de Zappa como compositor. "Echidna's Arf (Of You)" e "Don't You Ever Wash That Thing?" são obras primas do rock instrumental, sendo que "Don't You Ever Wash That Thing?" é provavelmente a melhor performance de um xilofonista na historia da musica. THATS RUTH!!
O nonsense volta a aparecer em Cheepnis, uma musica inspirada nos filmes de terror b, onde a humanidade é ameaçada pelo perigo de um poodle gigante.

Ladies and gentlemen,
The monster, which the peasants in this area call FRUNOBULAX
(Apparently a very large poodle dog)
Has just been seen approaching The Power Plant
Bullets can't stop it
Rockets can't stop it
We may have to use NUCLEAR FORCE!

Son of Orange County é mais fraca (se é que se pode dizer isso de alguma musica do Zappa) do disco mas mesmo assim tem seus momentos de genialidade.
More Trouble Everyday é uma nova versão, para uma velha canção do 1º disco dos Mothers e fala sobre discriminação, tumultos e tudo de mais estúpido que o ser humano é capaz.
Be-Bop Tango (Of the Old Jazzmen's Church) fecha o disco com chave de ouro.
Essas apresentações são históricas para a historia do rock e enquanto o DVD dos shows não sai o que resta é ouvir esse disco e se deliciar com a musica divertida/inovadora /contestadora/improvável do chato mais legal do rock.
Beijos, abraços e até mais!

Setlist:
Zappa / Mothers : Roxy & Elsewhere
01. Penguin In Bondage
02. Pygmy Twylyte
03.Dummy Up
04. Village Of The Sun
05. Echidna's Arf (Of You)
06. Don't You Ever Wash That Thing?
07. Cheepnis
08. Son Of Orange County
09. More Trouble Every Day
10. Bebop Tango (Of The Old Jazzmen's Church)

Músicos:
Frank Zappa – guitar, vocals, producer
Napoleon Murphy Brock – flute, saxophone, tenor saxophone, vocals
Robert "Frog" Camarena – backing vocals ("Cheepnis")
Debbie – backing vocals ("Cheepnis")
Lynn - backing vocals ("Cheepnis")
Ruben Ladron de Guevara – backing vocals ("Cheepnis")
George Duke – synthesizer, keyboards, vocals
Bruce Fowler – trombone, dancer
Tom Fowler – bass guitar
Walt Fowler – trumpet, bass trumpet
Ralph Humphrey – drums
Don Preston – synthesizer
Jeff Simmons – rhythm guitar, vocals
Chester Thompson – drums
Ruth Underwood – percussion


Download MediaFire

3 comentários:

  1. bem loco esse show, uma merda eu te perdido o da virada =/

    ResponderExcluir
  2. não concordo que Son of Orange County é a faixa mais fraca do álbum, mas opiniões a parte, gostei da tua resenha, roxy and elsewhere é um dos álbuns mais incríveis do Mr. Zappa junto com o Mothers !

    ResponderExcluir