sábado, 30 de janeiro de 2010

The Who - Live at the Isle of Wight Festival '70

 "Take a little dope
And walk out in the air
The stars are all connected to the brain.
Find me a woman and lay down on the ground,
Her pleasure comes falling down like rain,
Get myself a car, I feel power as I fly,
Oh now I'm really in control,
It all looks fine to the naked eye,
But it don't really happen that way at all,
Don't happen that way at all."
"You sign your own name and I sign mine,
They're both the same but we still get separate rooms,
You can cover up your guts but when you cover up your nuts,
You're admitting that there must be something wrong,
Press any button and milk and honey flows,
The world begins behind your neighbor's wall,
It all looks fine to the naked eye,
But it don't really happen that way at all,
Nah nah no, don't happen that way at all. (...)"

Aeee, senta que lá vem história! Hoje eu trouxe um dos meus discos preferidos que poderá ser ouvido no volume máximo, rippado do cd original pra mp3 em qualidade máxima(320kbps/VBR) por mim mesmo. O show completo do The Who num festival não tão conhecido quanto o Woodstock porém tão importante quanto, por onde passaram também Hendrix; Jethro Tull; Emerson, Lake and Palmer; Doors; Ten Years After; Joni Mitchel, Miles Davis e mais uma pancada de músicos. Também nesse festival derrubaram as cercas e entraram sem pagar, tumultos e confusões para garantir o direito de ir e vir. O que poderia muito bem acontecer hoje nesses festivais em que se paga duzentas libras para entrar, não é a primeira vez que escrevo algo assim.
O show começou as duas da manhã do dia 29 de agosto(penúltimo dia) depois das apresentações de Miles Davis, EL&P e contou com uma audiência de 600.000 pessoas pagantes e não-pagantes, como diz o Townshend ao anunciar a música "Young Man Blues": "Blues for all you people that paid to get in"... não sei bem se ele quis ser irônico com os que pagaram ou se isso foi uma crítica aos que não pagaram... Os quatro integrantes da banda, Townshend, Moon, Entwistle e Daltrey estavam no auge de suas capacidades no palco, na fase que muitos consideram a melhor do Who devido a esse show e ao Live at Leeds.
Sem dúvida é o melhor ano do baterista Keith Moon, assistindo o dvd você percebe que a hiperatividade dele está ultrapassando os limites, isso combinado com a quantidade de droga que ele deve ter ingerido deve ter trazido um surto eufórico que o permitiu tocar como nunca. Moon bebia em um copo com um líquido transparente, fazia chafariz com a boca devolviao destilado(provavelmente com muitas gotas) pro copo e bebia denovo.
Como sempre eles começam com "Heaven and Hell", escrita por Entwistle(nota-se pelas linhas de baixo), o Moon já mantém aquela base em que mais se ouve viradas do que a base em si, e o Townshend manda um solo a lá Hendrix(como eu já disse aqui) e, pelo que descobri há pouco, era sempre a música que abria os shows para servir de checagem de som, sem dúvida, se dá pra tocar essa é por que os intrumentos e amplificadores realmente estão ok. Depois "I Can't Explain" que foi um dos singles de maior sucesso, tocado ao vivo por mais de 25 anos e até hoje. "Young Man Blues" em uma excelente performance que dispensa comentários seguida de "I Don't Even Know Myself", uma música relativamente suave dentro desse setlist. Depois "Water", aí sim, um dos momentos mais importantes do show, música do Townshend feita em homenagem ao festival Woodstock que rendeu um dos melhores solos de guitarra em uma base simples e bem trabalhada com uma virada de bateria(que aparece em alguns momentos) muito fina. Antes de tocá-la, quem anuncia é Daltrey que começa a fazer graça imitando o sôtaque americano de se falar Water(uarêr, em vez de uatêr como fazem os britânicos), nisso o Townshend também brinca, mas o Moon, ahh ele não sabe parar, até que Townshend resolve fingir que está batendo nele e termina dizendo "They're always causin' trouble" até que finalmente a música começa.
Depois dela é hora de anunciar o "Tommy", Pete diz um monte de groselha que já deixa Keith alterado e diz que vai começar aquilo pelo qual todos vieram para ver, e é interrompido por Keith dizendo que não veio pra isso, Pete responde: "But your paid too, and if your not there, there will be trouble"...a resposta: "I'm in know" / Pete: "Good! This is the overture and we expect Keith Moon, a conductor, to be for the overture of Tommy the rock opera" ..... Depois Moon começa a mandar a platéia ficar quieta dizendo: "Rock Opera! Rock Opera! Very Serious!", dando com a baqueta na borda de metal e causando risos. Pete diz: "When you got then quiet Keith, I'll count it... I say they're quiet as they're gonna be" ... Moon insiste: "Rock opera is coming, shut up will you?"... enfim começa.
Também não vou me demorar nos comentários sobre o Tommy, já fiz isso noutro post, só deixo destaque para as melhores dessa apresentação: "Overture", "1921", Amazing Journey", "Sparks"(essas duas faixas só existem no CD, provavelmente por que o vídeo delas deve estar danificado ou qualquer coisa, grande pena), "Christmas", "I'm Free" e "We're Not Gonna Take It" que termina com "Listening to you" de maneira transcedental, em meio a platéia dezenas de mãos fazendo o sinal de "paz & amor", o solo de Townshend simples e alto e a voz de Daltrey encantando a todos. Na entrevista que consta no dvd, Pete diz que sentia uma conexão espiritual com a platéia nesse exato momento, realmente a póstura de todos é de vislumbre, tanto da platéia como da banda.
Acho que só esqueci de citar que na parte que Daltrey canta "Hey you smokin mother nature" a camera mostra um maluco no meio da marofa e antes de começar o Tommy(se não me engano), Keith grita "More beer for me" para alguém do staff, enfim, cultura inútil.
Bom, depois do Tommy ainda vem mais, destaques para "Summertime Blues", sempre muito bem tocada, e o medley "Shakin all Over/Spoonful/Twist and Shout", as duas últimas partes respectivamente cover do Cream, que na verdade já era cover, se não me engano do Howlin Wolf, e cover dos Beatles, que aqui entre nós supera muito a versão original. Depois uma das melhores versões de "My Generation" com um belo e longo improviso que culmina na volta de "Water"... "Naked Eye" é outra daquelas que dispensa comentários, se por acaso o solo de "Water" é o melhor, o de "Naked Eye" é o segundo melhor. A letra é muito brisa e inteligente, a base é daquelas que dá vontade de aprender a tocar e as passagens mais lentas dão a essa música o requinte de excelência, não bastasse tudo isso nessa performance eles ainda atingem aquilo que fazem de melhor, aceleradas frenéticas com solos de baixo em meio a acordes violentos e baquetadas hiperativas. Sem dúvida uma de minhas preferidas.
Terminamos o show com "Magic Bus", um sucesso genial cujas performances ao vivo nunca são uma igual a outra, cada versão tem uma pegada diferente, as vezes puxada mais pro ritmo, as vezes mais pro solo, as vezes mais pra gaita de Daltrey, essa foi puxada bem pro ritmo.

Download Disco 1/MediaFire
Download Disco 2/MediaFire

Download Disco 1/Rapidshare
Download Disco 2/Rapidshare

Qualidade de Áudio: 10
Qualidade Musical: 10
Grau de Loucura: 10

Setlist:
Disco I:
1. Heaven and Hell
2. I Can't Explain
3. Young Man Blues
4. I Don't Even Know Myself
5. Water
6. Overture
7. It's a Boy
8. 1921
9. Amazing Journey
10. Sparks
11. Eyesight to the Blind (The Hawker)
12. Christmas
Disco II:
1. The Acid Queen
2. Pinball Wizard
3. Do You Think It's Allright
4. Fiddle About
5. Tommy Can You Hear Me?
6. There's a Doctor
7. Go to the Mirror
8. Smash the Mirror
9. Miracle Cure
10. I'm Free
11. Tommy's Holiday Camp
12. We're Not Gonna Take It
13. Summertime Blues
14. Shakin' All Over
15. Substitute
16. My Generation
17. Naked Eye
18. Magic Bus

4 comentários:

  1. Olá Maurício, gostei muito do seu blog, bastante coisa dos anos 70 que claro foi a melhor época do rock. Estou preparando para hoje um post especial de aniversário desse festival que completou 40 anos e vou usar seu link emprestado, obrigado de antemão e passa lá pra conferir.

    Estou te linkando.

    []s.

    ResponderExcluir
  2. Ééééééé´.... difícil ver um blog colocando o WHO no seu devido lugar e com o devido respeito! E alem da leitura "relaxante", conseguimos algumas coisas inéditas ou que são difíceis de encontrar. Parabéns e conseguiu dois novos seguidores.

    Abraços

    Xandão e Cintia of Jundiaí

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado!!
    Tava procurando por esse álbum em boa qualidade, faz tempo.
    E, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir