domingo, 28 de junho de 2009

Cream - Those Were The Days

"Who wants the worry, the hurry of city life. Money, nothing funny; wasting the best of our life. Sweet wine, hay making, sunshine day breaking. We can wait till tomorrow. Car speed, road calling, bird freed, leaf falling. We can bide time."
Alô rapaziada, pra me recuperar do meu aniversário nada como sentar aqui e escrever alguma merda... hauhauihuai muito obrigado a presença dos amigos, também àqueles que não puderam comparecer mas tentaram, sei lá né, as vezes não dá. Depois tem mais festa em araçatuba!
Hoje tô postando um álbum que é um compilação de músicas ao vivo e de estúdio do Cream, em quatro CDs, os dois primeiros com músicas mais curtas(de estúdio) e os dois segundos com músicas mais longas, ao vivo com muito improviso.
Cream é um trio formado por três deuses: Eric Clapton, Ginger Baker, Jack Bruce. Vem a calhar a observação de que, a respeito do trajeto dos músicos que vieram do Yardbirds, o Cream é um marco importantíssimo, por isso não pode deixar de aparecer aqui no Elefante, assim como teremos que dar um espaço para a trajetória do Jeff Beck também. O próprio Clapton se dizia como o pior da banda, só tenho gabarito para dizer que os três estão pau a pau, a inovação de Jack Bruce é brilhante, com a qual só posso fazer comparações ao John Entwistle do Who, principalmente se estamos falando de final dos anos 60 e começo dos 70, suas bases e improvisos são dinâmicos; A bateria de Ginger Baker é também excepcional, acompanha como um suspiro as subidas e descidas do baixo, faz solos semelhantes aos de "Moby Dick" em "Toad". E Clapton, pô precisa falar dele? A impressão que os solos do Clapton passam são de algo mais elevado, a expressão "Clapton is god" ficou famosa e era pichada nas ruas de Londres, dizem que quando foi condecorado com o título de sir, junto com o Page, a rainha perguntou aos dois se tocavam guitarra há muito tempo ahuhauihuai. A música mais famosa é "Sunshine for your Love", gravada por Hendrix como "Cocaine", um riff simples e genial com um ultimato da bateria(no final da versão de 7 minutos do CD3 principalmente) que parece um tornado sonoro.

Minhas favoritas são "Spoonfull"(tocada pelo The Who em medleys de "Shakin all Over"); "Sweet Wine"; "White Room"; "Sleepy Time Time"; "N.S.U"; "Wrapping Paper"; "I Feel Free" e "Dreaming".
Destaques também para "Those Were The Days"; "Bagde"; "Crossroads", cover do Robert Johnson e "Deserted Cities Of The Heart".

Download MediaFire (Parte 1)
Download Media Fire (Parte 2)
[re-uploaded 23/dez/2009]

Da esq. p/ dir.: Baker, Clapton e Bruce

Cream no palco.

Cream e a mulherada hauahuahuih.

Cream reunion.


4 comentários:

  1. Pois é.. conheci Cream jogando guitar hero, Sunshine of Your Love. hueahusde

    ResponderExcluir
  2. puta merda em melconha! q mundo vc vivie !?!?

    ResponderExcluir
  3. Brother, muito obrigado por esse post fantástico. E muito bom seu texto, também, sua descrição do som dos Crem é excelente. Conheces o Jarrah Thompson, ausutralianos? (o baixista é brazuca) Tenho um post sobre eles:
    http://arquivoscriticos.blogspot.com/2011/06/e-pra-jah-noticias-ca-do-mundo-austral.html
    Um abraço!

    ResponderExcluir