segunda-feira, 22 de junho de 2009

Led Zeppelin - Definitive Flying Circus

Dedicado ao meu irmão, Marcelo, que fará aniversário amanhã...

Eu que não sou profundo conhecedor dos bootlegs do Led Zeppelin encontrei esse show faz uns meses, me surpreendi muito e por isso estou fazendo upload dele antes do post de comemoração dos 40 anos do Tommy do Who, até por que quase todos os meus amigos e colegas já ouviram os shows da turnê do Tommy que eu tenho, mas poucos ouviram esse show do Led.
Pra quem não conhece, Led Zeppelin surgiu em 1968 na Inglaterra, com o final da banda de R&B(Rhythm&Blues) The Yardbirds, que contava com a lendária presença de Eric Clapton, Jimmy Page e Jeff Beck.
A idéia inicial era um projeto com Page e Beck tocando guitarra mais John Entwistle e Keith Moon, baixista e bateirista, respectivamente do The Who. Essa superbanda não chegou a se formar, mas o nome seria Led Zeppelin, sugerido por Moon(até então seria New Yardbirds) e eles chegaram a gravar uma música, "Beck's Bolero" com John Paul Jones no teclado, que pode ser encontrada cd do Beck, "Truth".
Depois Deus quis que John Bonhan(bateria) e Robert Plant(vocal) encontrassem Page e Jones e estava formada a banda que teve todos os seus albuns dentre os top10 dos EUA.
Em Dezembro de 2007 o Led voltou ao palco da O2 Arena em Londres com Jason Bonhan(filho de John Bonhan) na bateria e esse show teve nada menos que 20 milhoes de pessoas(duas vezes a população de São Paulo) na fila online para comprar ingressos.

Os solos do Page são insuperáveis, a voz de Plant é magnífica(o que atrai muito o público feminino), as bases perfeitas de improviso que o maestro Jones traz no baixo para dar ainda mais brilho aos solos da guitarra, sem contar com a beleza das linhas de baixo em si, quando ele senta no piano então você entende como ele é um músico completo(vide "No Quarter" no Live at Cleveland, em breve aqui); e a pegada precisa e forte de Bonham, fazem do Led Zeppelin a melhor banda de rock no mundo na minha opinião.

Poderia ficar mais aqui falando do Led, mas vamos voltar o foco para esse show, uma coisa que eu gostei muito é que eles tocam várias do álbum Physical Grafitti, que nem havia sido lançado ainda: Sick Again, Over the Hills and Far Away, In My Time of Dying, Over the Hills and Far Away(uma das minhas favoritas!), The Rain Song e Trampled Underfoot, todas em magnífica performance, destaques também para: The Song Remains The Same, Kashmir, No Quarter, Moby Dick, Dazed and Confused e Heartbreaker, quando Page faz um solo no vácuo como só ele mesmo. Eu não sei quantos shows o Led já fez no Madison Square, mas os que eu já ouvi são excelentes. E mais uma coisa, esse show é pra ser ouvido com o volume ALTO! A qualidade de áudio tá bem boa.

Led Zeppelin - Definitive Flying Circus
Madison Square Garden
New York, NY
February 12, 1975

01 - Stage Entrance 1.09
02 - Rock and Roll 3.43
03 - Sick Again 6.35
04 - Over the Hills and Far Away 9.05
05 - In My Time of Dying 12.13
06 - The Song Remains the Same 5.28
07 - The Rain Song 8.00
08 - Kashmir 8.47
09 - No Quarter 18.39
10 - Trampled Underfoot 9.07
11 - Moby Dick 20.25
12 - Dazed and Confused 33.43
13 - Stairway to Heaven 13.13
14 - Whole Lotta Love 1.36
15 - Black Dog 6.04
16 - Heartbreaker 9.54


Download MediaFire
Download Rapidshare


Da esq. para dir.: John Bonhan, Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones.

4 comentários:

  1. olha seu pai ali japa!
    bem malucaooo! uauhauhaauhahuahu

    ResponderExcluir
  2. Ae Gu, valeu pela dedicatória e belo artigo sobre Led!

    Abração

    ResponderExcluir
  3. O 2º ALBUM DO SHOW ZEPPELIN IN ZURICH ESTÁ OUT NO RAPID SHARE,ASSIM COMO O BYTES OF TALISMAN,DO FLOYD.GOSTARIA DE BAIXAR ESSES DOIS ALBUNS.

    ResponderExcluir
  4. Top!
    Thank you very much.

    ResponderExcluir