domingo, 23 de agosto de 2009

Ravi Shankar Live at the Monterey International Pop Festival

Oba! Como não sei se vou ter tempo de postar durante o domingo, vou postar agora antes de dormir, talvez eu dê uma editada com um texto mais interessante mais tarde. Esse álbum do mestre Ravi Shankar se trata de três faixas, a primeira é "Raga Bhimpalasi", a música clássica indiana é gravada assim, cada faixa leva o nome do raga(modo, conjunto de padrões de escalas de notas) no qual a música é executada, no ocidente tocamos em sete modos gregos(apesar de haverem dez), na oriente tocam todos esses dez e mais centenas de outros, dá pra ter uma idéia da complexidade disso? E de como a música no ocidente foi limitada pelas imposições de se adotar apenas 10 modos por parte do império romano.
Depois vemos um solo de tabla, instrumento de percussão que você vê do lado direito do palco no artwork, os mestres de tabla conseguem por qualquer ser em transe, se puderem confiram o Ustad Zakir Hussein tocar tabla! No final, na última faixa é tocado mais um raga e em seguida o sítarista e tablista entram em um duelo, no qual a tabla repete frase por frase da sítara... "Nunca vi dois músicos tão sincronizados!" usando as palavras do Jeffrey, ao descrever esse som para o Matheus... auahuiahihu! Realmente esse som é a essência do psicodelismo, principalmente no caso de Ravi Shankar, não atoa ele ter sido mestre de George Harrison.
Esse festival americano foi nos dias 16, 17 e 18 de Junho de 1967 e contou com artistas de peso como Jimi Hendrix, The Who, Country Joe and The Fish, Jefferson Airplane, The Animals, Gratefull Dead, Janis Joplin e muitos outros. Vale lembrar que o Ravi Shankar também tocou no Woodstock, mas eu prefiro a apresentação dele no Monterey. Espero que esse som agrade a todos e faça com que sintam-se bem, assim acontece comigo. Lembre-se de permitir que a ansidade seja transmutada ao dar play, se é que você me entende. Não tenha medo de onde a música pode te levar. É verdade que ela ajuda a "desenvolver" o espírito, bom, escutem tirem suas próprias conclusões.

Setlist:
Raga Bhimpalasi (27:18)
Tabla Solo in Ektal (6:20)
Dhun(Dadra and Fast Teental) (19:41)

DOWNLOAD AQUI!

Um comentário: