sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Led Zeppelin - Tour Over Europe Zurich 1980

Dedicado ao Forca e ao Bonzo, aniversariantes de vida e de morte, respectivamente.


Aqui vai um show magnífico do ano que viria a ser o último ano de apresentações com John Henry Bonham(bonzo), o pulso do Led Zeppelin, que morreu de tanto tomar vodka na casa do Page, no dia 25 de setembro de 1980, 29 anos atrás. Bonhan tinha como grande ídolo ninguém menos que Keith Moon, sua pegada sempre foi mais agressiva e firme com menos notas, enquanto o Moon era mais frenético e rápido, quase não fazia solos mas inovava a cada show dentro dos riffs do Townshend, enquanto o Bonhan fazia seus solos sempre com alguma coisa diferente e tocava também com as mãos nuas. As influências desses dois mitos deram origem a duas escolas de bateria, cada qual segue o estilo de um deles. Ambos morreram devido a problemas com álcool e muito cedo. Bonhan deixou seu filho, Jason que o representou no Led Zeppelin reunion em Londres em 2007 e o Moon deu aulas pro Zak Starskey, filho do Ringo Star, que hoje toca como baterista do The Who e manda melhor que o Ringo.
Esse show está com uma qualidade de áudio bem boa, acima da média, ou seja, pode aumentar o volume sem medo!
A primeira, "The Train Kept A Rollin", é da época em que o Page fazia vezes como baixista no Yardbirds. Foi também a primeira música que os quatro músicos do Led tocaram juntos, depois eles tocaram nas turnês de 69 e nessa de 80, mas nunca foi gravada pelo Led em estúdio. A versão desse show é sem dúvida a melhor que já ouvi, e olhe que eu, por sempre gostar dela, já ouvi várias versões, tanto do Beck, como do Clapton. Mas nada como por o Bonhan e o Paul Jones pra fazer um rockability! Confesso que eu prefiria os vocais do Yardbirds nessa música, o Plant tentou engrossar um pouco e acho que não deu muito certo.
Depois gostaria de citar "In the Evening" com uma pegada bem psicodélica e "All My Love", a última grande música do Led. Uma observação aqui: o Page ta pirando nesse wah-wah*, percebe-se logo na primeira música e ainda mais em "Trampled Under Foot".
Logo em seguida "Since I've been loving you", que música linda! Sempre digo que ela atravessa a alma feminina, nessa versão o Plant mostra por que ele está a altura de todos da banda, improvisa no vocal fazendo frente ao piano e a guitarra, os três passando muito sentimento, sem dúvida. Tive essa conversa com a Marina e o Joe enquanto rolava a música outro dia... não é que essa música atinge a alma feminina pela letra, que diz de um cara que sofre de amores por uma mulher que pisa nele, tudo bem que eu ache que a alma feminina também se sente tocada por isso em sua sensibilidade ao sofrimento e tudo mais, mas é mais a melodia combinada com a voz do Plant que dá condições pra esse atravessamento. Quem sou eu pra entender alguma coisa de vocês mulheres, portanto que fique aqui expresso que estou falando da música como um todo, também pra não entrar em assuntos pessoais heheheh.
Bom, depois pra quebrar o gelo numa paulada só, "Achilles Last Stand", aí sim a gente vê o Bonhan mostrar serviço. essa música com um ar de progressivo e passagens que remetem àquilo que viria a se tornar heavy metal anos mais tarde, tem a pancada do Bonhan inevitavelmente notável.
Depois de "Kashmir" o Plant diz que se alguem estiver "bootlegging" vai ter que excluir essa música por que ela não havia sido tocada completamente correta, eu não percebi nada de errado ahiuhauihaiu. Bom chega de escrever, as últimas músicas todo mundo conhece, uma atenção especial a "Heartbreaker", apesar de ser uma música mais fraca as versões ao vivo dela sempre vem com um show a parte do Page, essa não faz por menos.



Setlist:
The Train Kept A Rollin'
Nobody's Fault But Mine
Black Dog
In The Evening
The Rain Song
Hot Dog
All My Love
Trampled Under Foot
Since I've Been Loving You
Achilles Last Stand
White Summer, Black Mountain Side
Kashmir
Stairway To Heaven
Rock And Roll
Heartbreaker
Data do show: 29/06/1980.

2 comentários: