terça-feira, 22 de setembro de 2009

Pata de Elefante - Um Olho no Fósforo, Outro na Fagulha

Ae galera, finalmente um review sobre o show do Pata no Festival Interunesp de MPB Ilha Solteira. Como poderei descrever aqueles dias? Saímos de São Paulo sabendo que o Pata faria um show aqui(sábado) antes do show em Ilha(domingo) e outro ainda depois, na quarta feira no StudioSP, que nós fomos também. Ou seja não precisávamos ter dirigido uns 1200km, mas eu não poderia deixar de ir no show do Pata com o Piru que mora em Ilha e faz Unesp lá. Os paulistanos aqui desistiram de encarar a viagem, Caio, Melcon, Preto, Marcelo, Luiz, Fuchs e cia, bando de coca-cola! ahuiahuihaui Mas beleza, peguei a estrada com o Ibiaçu e a paratonga!
Então em uma semana assistimos a dois shows do Pata, somando três até hoje, ainda veremos mais no final de setembro quando eles vierem para receber o resultado do VMB, e o Macaco Bong, que por sinal está concorrendo com o Pata na categoria instrumental, fiquem atentos!

O Festival teve menos gente esse ano, ouvi boatos de que quase foi cancelado e de que houve pouca divulgação. Mas foi realmente muito louco, incrível como cada ano de festival em Ilha é único. No primeiro ano em que eu fui, teve Oswaldo Montenegro, Mundo Livre SA e Teatro Mágico, enfim, no ano seguinte teve Mutantes, Móveis Coloniais de Acaju, Ventania na prainha!!
O fato é que a chuva nesse ano não conseguiu desanimar a galera, que dançou embaixo dela, chutando as poças d'água e entrando nos carros só pra fazer aquilo que só se faz no seco! O que me desagradou um pouco foi a (falta de)qualidade dos sons que os carros bombavam, isso foi osso... a galera da unesp, como sempre muito receptiva e gente fina.

Falando de música, o show em Ilha foi investido de muita energia, mas pegou a galera de surpresa, todo o público estava acompanhando shows de bandas como "Encantoria", que fez um samba fusionado com música indígena e movimentos teatrais; a interação com o público ficava por conta de um bailarino que descia do palco, tirava as meninas pra dançar e organizava rodas; até que em um momento formou-se uma mandala gigante(imagine uma roda de 5000 pessoas de mãos dadas) circunscrevendo a arena toda, e essa mandala se encontrou no centro como se faz numa festa junina, foi bem brisa. Confira o som deles em http://www.encantoria.com/
Depois um show lamentável de "Tribo de Jah" que consegue estragar as melhores músicas do Bob Marley. Já "Os Demônios da Garoa" mandaram muito bem! Enfim, o Pata tinha a tarefa de encerrar um festival com uma música completamente diferente da que tinha rolado até então, era de se esperar que eles fizessem um setlist com as músicas mais marcantes, como "Soltaram!", "Funkadelic", "Gato que Late" e é claro, várias do último CD que estou postando agora, gostaria de ter gravado o soundboard em Ilha, já lançaria aqui um bootleg do Pata ahuiahuiahuih.
Dá pra imaginar a expressão que surgia a cada música do Pata no rosto das pessoas em Ilha? E como eu percebia isso de mãos dadas com o Hoffman? Enquanto terminava o show dos Demônios eu já estava pensando: "Essa galera vai se pêga de surpresa com a pegada do Pata e eu vou achar graça em tudo!"... E assim foi, havia uma mistura de vislumbramento e impulsos dançantes nas pessoas, quase um conflito ou dificuldade de experienciar as duas coisas! Como estão falando na Rolling Stone, essa geração de rock instrumental não pede vocal por que a guitarra fala pela melódia e a gente não só entende como se deixa levar por ela! (Re)surge a dança psicodélica!
Quase ia esquecendo, rolou uma jam do Gabriel Guedes tocando um violão invertido(por que ele é canhoto) no quiosque perto do acampamento, poucas pessoas viram isso, umas doze, quinze no máximo, ele tocava de olhos fechados e fazia umas melodias realmente boas, engatou nos riffs de "Roadhouse blues"(ou algo muito parecido) uma hora, músicos de peso. Trocamos idéia com os três da banda, todos gente fina.
Na quarta fomos no show no StudioSP, éramos Caio, Luiz, Ibiaçu, Melcon, Preto, Fuchs, Catarina e eu. A casa estava meio vazia e a nossa presença foi a que animou tudo, todo mundo já conhecia o Pata, logo no começo o Preto gritou: "Toca música nova!" E foi o que aconteceu!!
Faltou, como em Ilha, tocar aquela "Dor de Siso", mas mandaram "Isso É O Que Eu Tenho Para Dizer" que tá no nível! As músicas novas que ouvimos lá tinham uma pegada mais blues do que as que a gente já conhece, um blues mais puro, muito bom! Como o Hoffman estava ausente, teve que rolar muita cachaça, aí sim!

Sobre esse álbum, devo dizer que é um excelente trabalho de continuidade e aprimoramento, apesar de também ter umas faixas bem mais inusitadas. Minhas favoritas são: "Carpeto Volatore", "Solitário", "Hey", "Um olho no fósforo, outro na fagulha", "Marta", putz melhor eu parar por que senão vou citar todas como favoritas, mas só para fechar, "Don Genaro"... bom considerem o setlist inteiro. Não sei nem dizer se prefiro o primeiro ou o segundo CD. Sei que vem ai o terceiro!

Mp3 @ 320kbps(VBR):
DOWNLOAD AQUI


Setlist:
1) Carpeto Volatore (G. Guedes)
2) Solitário (G. Telles)
3) Hey! (G. Guedes)
4) Um olho no fósforo, outro na fagulha (G. Telles)
5) Pesadelo Hippie 3 (G. Guedes)
6) Estranha (D. Mossmann)
7) Marta (D. Mossmann)
8) Presente para Mary O (G. Guedes)
9) Dorothy (G. Telles)
10) Gigante (G. Guedes)
11) Pesadelo Hippie 4 (G. Guedes)
12) Da tua irmã, eu também gosto (G. Telles)
13) Bolero das Arábias (D. Mossmann)
14) Breve visita de Wilson a Nova Orleães (D. Mossmann)
15) Bang Bang (G. Telles)
16) Satuanograso (G. Guedes)
17) Don Genaro (G. Telles)
18) Até mais ver! (G. Telles)
Fonte: http://www.patadeelefante.com/

Confiram:
Matéria da Rolling Stone sobre o Pata de Elefante, o Macaco Bong e outras bandas instrumentais.

Entrevista Pata de Elefante MTV

Post: Macaco Bong - Artista Igual Pedreiro
Post: Pata de Elefante(primeiro álbum)

Link para votar na Categoria Instrumental do VMB


Nenhum comentário:

Postar um comentário