domingo, 13 de setembro de 2009

Pink Floyd - The Complete Zabriskie Point Sessions

Uma homenagem a
Richard Wright
28/07/1943 – 15/09/2008
(Parte 1)
Rick Wright, como também é conhecido, é sem dúvida parte inseparável da alma do Pink Floyd, co-fundador da banda. Sua presença sempre foi mais reservada, perceptível mesmo apenas na música em si; nas filmagens do Pompeii, enquanto todos batem aquela lara das ostras e falam delas ele está ali comendo um humilde sanduíche não sei do que. Para citar algumas músicas que ele escreveu ou ajudou a escrever podemos falar de "Echoes", "Summer of 68", "Alan's Psychedelic Breakfest", "Atom Heart Mother", "Us and Them", "Shine on You Crazy Diamond" e a lista vai... Problemas em sua vida pessoal e no seu relacionamento com Roger Waters fizeram com que Wright fosse expulso da banda durante a turnê do The Wall e, o que é mais ridículo, o colocaram como músico contratado nos shows, até que no lançamento de "A Momentary Lapse of Reason" ele voltou como membro oficial, o que implicou em sua ausência somente no álbum "The Final Cut".
Sua morte, um ano atrás, em decorrência de um câncer acabou com as esperanças em todo o mundo de se ver mais um show ou turnê do Pink Floyd, agora ele deve tocar no céu com o Barret. Mas o que mais nos abala em sua morte é que, diferente de Waters e Gilmour ele nunca se mostrou como arrogante, adjetivo comum no mundo do progressivo, mas sempre foi sorridente e carismático, pra não fazer injustiça vamos dizer que Mason também tem seu carisma.
Hoje posto dois álbuns, o primeiro é pirata e contém todas as sessions feitas pelo Pink Floyd em 1969 para o filme Zabriskie Point de Michelangelo Antonioni, é considerado um álbum raro; o segundo é o Zabriskie Point Sessions oficial, lançado como um álbum da banda. Na segunda faixa "The Piano Sequence" rola a melódia que posteriormente deu origem a "Us and Them"(essa faixa corresponde a "The violent sequence take one" nas sessions pirata). Além desses dois existe um OST com músicas de vários artistas. O Floyd passou um mês hospedado em um hotel luxuoso em Roma para produzir esse som, com intervenção constante de Antonioni, que no final descartou a maioria das músicas. A trilha do filme também conta com músicas dos Rolling Stones, Jerry Garcia & Grateful Dead, The Youngbloods e Patti Page. Convém dizer que o filme termina em uma cena muito boa e explosiva com "Careful with That Axe, Eugene".
O filme retrata a contra-cultura americana, em um país de valores invertidos e cheio de consumismo, um maluco que participava de uma ocupação estudantil e acabou virando suspeito de ter disparado tiros contra a polícia dentro do campus da universidade, diante disso ele foge em um aviãozinho para uma região de vales chamada Zabriskie Point. Em uma estrada encontra essa hippie maravilhosa(como todas as atrizes do Antonioni), e pega ela no deserto, livre de toda a falsidade e repressão. O filme sofreu grande censura devido as cenas com nudez e sexo na época em que foi lançado nos EUA, e foi um fracasso de bilheteria, em grande contraste com seu antecessor "Blow-up"("Depois Daquele Beijo"), um dos maiores sucessos de Antonioni que conta com uma breve participação de Jimmy Page(junto do Yardbirds). Hoje Zabriskie Point é muito procurado e sua versão em dvd foi lançada recentemente, eu mesmo só tenho um dvd convertido de um vhs que encontrei na biblioteca da puc. A fotografia do filme vale tanto a pena como a música! Você pode ler um bom texto sobre o filme no blog The Freakium.
Todas as faixas tem o piano bem presente, exceto "Blues scene take one" na qual o Gilmour se destaca como só ele. A faixa "Unknown song take one" está com defeitos, o que é uma pena, pois tem passagens de outras músicas do Floyd, mas você pode ouvir outra versão parecida no álbum oficial, que é a faixa "Funky dung". É isso, aproveitem e elaborem o luto. Shine on, Wright!

The Complete Zabriskie Point Sessions (Mp3/320kbps)
Download MediaFire
Download 4shared


Zabriskie Point Sessions Oficial
DOWNLOAD AQUI! [breve]
Meus agradecimentos ao Lukinhas pelo upload!

5 comentários:

  1. Rest in Peace Rick!
    Sentimos sua falta....
    A música nunca será a mesma sem uma alma tão profunda em cada nota!
    Good Luck, Wherever you are!

    ResponderExcluir
  2. Eterno nos corações dos Floydianos.

    ResponderExcluir
  3. Essa banda q foi a responsavel por eu amar o rock!
    Sem ela com certeza eu não estaria aqui comentendo isso!
    wright Vc é eterno

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelo post !

    Mas assim.. acho que o Gilmour nem era muito egocêntrico. O ego do Waters valia por de uma orquestra.

    ResponderExcluir
  5. o cara nasceu em 43, morreu em 08, aos 65; eu nasci em 65, dia 15/09 - no dia em que completei 43... pooots que numerologica coincidance- só agora vi... crazy thing/crazy think....
    abrax!

    ResponderExcluir